Você é cuidador de uma criança no espectro autista?

Se a resposta foi sim…Sabemos que o seu dia a dia é repleto de desafios. Desde lidar com o preconceito, até gerenciar os comportamentos desafiadores, é uma longa jornada!
Mas você não está sozinho!
Nesse artigo você vai conferir algumas dicas para enfrentar esses desafios com os pequenos e facilitar sua rotina!
Vamos explorar estratégias para lidar com os desafios diários?
Orientações rápidas!
Previna-se
Talvez seja mais fácil se prevenir antes que algum comportamento desafiador apareça.

Por exemplo: Se você sabe que a criança chora toda vez que passa em frente a loja de brinquedos, que tal evitar passar em frente a essa loja? Ou, se ela sempre chora ao ver algo que ela queria muito, como uma bolacha em cima da mesa, talvez antes de ela ver você possa esconde-la, certo?
Dessa forma você evita o conflito, reduzindo possíveis birras ou crises.
Manejo de Comportamento
Previsibilidade e Rotina Visual
Que tal criar um quadro visual com a rotina diária da criança? Utilize imagens simples que represente cada atividade sempre mostrando e acompanhando o quadro a cada passo a passo da rotina.
Isso ajudará a criança a entender e se preparar para cada atividade, reduzindo a ansiedade e trazendo maior previsibilidade na rotina!
Temos um modelo de rotina visual neste link!
E quando meu filho apresentar algum comportamento inadequado, o quê eu faço?
Respire fundo e não entre no conflito! Não brigue! Não bata!

Nesses momentos é importante que o comportamento desafiador seja ignorado, veja bem, o comportamento deve ser ignorado e não a criança. Garanta a segurança da criança mas permita que ela expresse sua emoção, poderão acontecer choros, gritos, ou outras manifestações da birra.
Conforme a criança for se acalmando, (e isso dependerá de criança para criança e de qual foi o motivo/gatilho do comportamento desafiador redirecione ela para outra atividade em que ela tenha a oportunidade de comportar-se de uma maneira adequada. Com paciência e amor!
Ao seguir esses passos, você estará oportunizando que sua criança desenvolva formas de auto regulação emocional, e que entenda, gradativamente, que a birra não a ajudará a conseguir o que quer. Se não permitirmos a emoção ela não poderá aprender a se reorganizar.
Gratifique os comportamentos que você considera adequados!

Para que seu filho(a) entenda que aquele bom comportamento deve continuar, a gratificação pode ser uma ótima alternativa. Ela pode ser feita por meio de elogios, carinho, ou as famosas “estrelinhas”. Utilizar recursos visuais como cartazes para colar essas estrelinhas, auxilia a criança a visualizar de forma mais clara e concreta que aquele bom comportamento é valorizado.
Modelo de quadro de estrelas para você usar neste link!